
Voltando pro escritório com o pé direito
O sucesso profissional é determinado pela forma como as pessoas se portam mediante as mais variadas situações. Estar receptivo ao novo e a novos desafios faz toda a diferença ao retornar ao escritório. Ao final de um ano de muito trabalho e bons resultados, é comum as empresas realizarem festas de confraternização e com a proximidade de natal e ano novo, algumas empresas optam pelo recesso, para que sua equipe descanse e aproveite o período com seus familiares. Essa pequena pausa pode comprometer o ritmo de trabalho das pessoas ao retornar às suas atividades corriqueiras. O desafio para os profissionais no início do ano é retomar as suas atividades com a mesma motivação e qualidade apresentada antes do recesso.
O mês de janeiro é o período ideal para uma avaliação das atividades desenvolvidas no ano que se passou bem como de planejamento das ações do novo ano que se inicia, traçando novos objetivos a serem alcançados. Outra atitude positiva no início de ano é realizar um 5S em seu ambiente de trabalho, organizando os documentos e objetos presentes em sua mesa, jogando fora aquilo que não será mais necessário, arquivando documentos antigos e abrindo espaço para as novas atividades. ‘O ambiente que nos cerca influencia diretamente o nosso comportamento. Um local organizado, bem ambientado, que preza pela ergonomia e conforto acaba contribuindo positivamente com o nosso retorno ao trabalho após algumas pausas como férias ou os recessos de final de ano', comenta o gerente de recursos humanos da Artline, Roselito Figueiredo.
No retorno ao trabalho, evite ficar falando o tempo todo de como foi o seu final de ano, os jantares em família, a viagem que foi feita, isso pode ser interessante na primeira semana, mas após esse período os projetos devem estar a todo o vapor e você precisa apresentar seus resultados dentro dos prazos esperados. Organize sua rotina de atividades, utilizar uma agenda com prazos auxilia muito, pois incentiva o ritmo que deve ser seguido. Atuar em uma área que lhe dá prazer também faz muita diferença no retorno ao trabalho, pois o cansaço ou desmotivação pela falta de horários livres e passeios realizados no período de recesso dão lugar a excitação pelos desafios, projetos e novidades que iniciam com o novo ano. Realizar um trabalho bem feito, finalizar um projeto desafiador pode ser tanto ou mais prazeroso que um período de descanso. ‘Volte ao trabalho agradecido por ter um lugar onde é possível exercitar o bom profissional que você é. Volte das festas de final de ano com alto-astral. Contagie positivamente seus colegas de trabalho utilizando bom humor e busque a motivação para realizar sempre da melhor maneira as atividades que estão sob sua responsabilidade. Faça o possível para que os sentimentos positivos de felicidade, paz e amor tão evidentes no final de ano permaneçam com você durante todo o ano que começa agora', finaliza Roselito.