
Quando utilizar baias ou divisórias no escritório
Desenvolver um espaço voltado para o trabalho é uma tarefa desafiadora, especialmente se neste ambiente ficarão dispostos muitos profissionais. O projeto deve ser desenvolvido levando em consideração a disposição dos móveis, iluminação, ar condicionado e inclusive todo o cabeamento de energia, cabos lógicos e de telefones. Ao desenvolver grandes ambientes que serão ocupados por muitos profissionais uma boa opção é a disposição através de baias ou o uso de divisórias. Para escolher qual a melhor opção, é necessária uma análise referente às necessidades que os usuários terão e o tipo de atividades que serão exercidas.
O uso de baias auxilia na otimização do espaço dando mais privacidade para o profissional. Baias são mesas dispostas lado a lado, ou frente a frente, separadas por pequenas divisórias na parte da frente e dos lados. A utilização dessas opções de divisão são comuns em projetos corporativos, porém os projetos precisam ser bem executados para evitar problemas como mesas muito pequenas e apertadas, que acabam causando desconforto ao usuário, ou divisórias mal distribuídas que podem dificultar a comunicação entre as pessoas.
As divisórias quando bem planejadas proporcionam um ambiente organizado pois todo o cabeamento é distribuído dentro das divisórias e não fica aparente. Evitam barulhos e distrações, conferindo aos funcionários mais privacidade e concentração para realizar suas atividades. ‘Contar com um profissional de arquitetura ou designer de interiores neste momento faz muita diferença pois o profissional orientará a melhor maneira de distribuir o ambiente bem como a escolha dos melhores materiais' destaca Rogério Melo, diretor de engenharia da Artline.
Existem diversos materiais que podem ser utilizados na confecção de divisórias, os dois mais comuns são madeira ou o tecido. ‘A escolha do material a ser utilizado vai muito além da estética ou beleza. Divisórias desenvolvidas com tecido diminuem a propagação de som e calor, e as divisórias em madeira facilitam a limpeza' completa Claudio. Existem outras opções para separar ambientes como o uso de armários que ainda contribuem com a organização do espaço pois armazenam documentos, livros e objetos. Escritórios planejados visando o bem-estar das pessoas contribuem com um ambiente corporativo mais saudável, produtivo e convidativo para todos. Influenciando positivamente o bom desempenho dos profissionais que ocupam o espaço.