
Flores e Plantas contribuem com a produtividade
Criar ambientes de trabalho que incentivem a produtividade é o desafio das empresas atuais. Mais do que nunca, os projetos de ambientes corporativos precisam ser desenvolvidos focando o design e funcionalidade sem perder de vista o conforto e bem estar das pessoas que ocuparão o ambiente. Um recente estudo deTina Cade, professora de horticultura da Universidade Estadual do Texas, e Andrea Dravigne, do San Marcos Nature Center, ambas, instituições nos EUA, destaca que as pessoas ficam mais felizes quando trabalham em ambientes decorados com flores e plantas. A pesquisa foi realizada com 450 pessoas que trabalham em escritório e contemplou perguntas que visaram entender mais sobre a satisfação no ambiente de trabalho.
O resultado deste estudo traz importantes informações como o fato de que ter plantas decorando espaços corporativos contribui mais com o conforto das pessoas do que a presença de janelas. Outro resultando interessante é que os homens sentem mais falta de plantas e flores nos ambientes corporativos do que as mulheres. As pesquisadoras esperam que esses resultados influenciem empresários, designers e arquitetos a utilizarem plantas e flores também nos espaços destinados ao trabalho, para que o uso de plantas não seja visto como um item de luxo, mas sim como fatores importantes em seus projetos.
Plantas proporcionam aos ambientes uma sensação de bem-estar e frescor e nas pessoas, melhoram o humor, a empatia,aumentam a habilidade de gerar ideias criativas e resolver problemas além de diminuira ansiedade. Em ambientes fechados onde o ar condicionado é constante, as flores purificam o ar, pois convertem o dióxido de carbono em oxigênio removendo as impurezas do ambiente. ‘A Artline é especialista em transformar ambientes corporativos, estamos sempre pesquisando as novidades do nosso mercado para apresentar aos nossos clientes, como seus ambientes de trabalho podem ser otimizados. Vimos neste estudo mais um importante fator a ser levado em consideração na elaboração de projetos corporativos' destaca o diretor comercial da Artline Luiz Carlos Cechinel.
É preciso estar atento na hora de escolher a planta que melhor se adéqua ao espaço disponível. Áreas externas possibilitam a criação de um pequeno jardim de flores como rosas, azaleias, buxinhos, gerânios, ixorias e onze-horas. Para salas ou corredores que ficam próximos de janelas e recebem luz indiretas melhores opções são antúrio, begônia, cheflera, lírio-da-paz, flor-peixinho e a violeta-africana. Já em salas fechadas, que não recebem luz solar são sugeridas plantas como o café-de-salão, a espada-de-São-Jorge, a jiboia, a palmeira-rápis e o singônio.
Os ambientes onde as pessoas passam cerca de 8h de seu dia, trabalhando, precisamcontribuir não apenas com a produtividade, mas também com a felicidade destas pessoas. ‘Vale destacar que a equipe de vendas Artline oferece uma verdadeira consultoria no momento de desenvolver um novo projeto. Contemplamos na elaboração do espaço uma análise detalhada que envolve detalhes do ambiente como janelas, iluminação, ventilação e inclusive sugerimos a utilização de flores e plantas, para deixar o espaço acolhedor e convidativo', finaliza Luiz Carlos.