Notícias

Ergonomia: saúde no ambiente de trabalho

Conhecida comumente como estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho, a ergonomia tem como objetivos básicos; possibilitar o conforto ao indivíduo, evitar acidentes e prevenir o aparecimento de patologias específicas que podem surgir conforme o tipo de trabalho exercido. 
De acordo com o engenheiro e consultor de ergonomia Alexandre Matos, em Sergipe, poucas empresas buscam adequar seus ambientes de trabalho aos funcionários. “Aqui em Sergipe a procura pela ergonomia está chegando aos poucos, mas já é um bom sinal. Uma ergonomia bem feita e alinhada traz saúde para o profissional com a ausência de problemas osteomusculares e gera um melhor clima para as equipes, com profissionais satisfeitos e com maior produtividade. Nos últimos anos, as empresas vêm se conscientizando cada vez mais sobre esse assunto”, disse Matos.
Estudos afirmam que hoje grandes organizações estão preocupadas com a ergonomia em seus postos de trabalho. Um exemplo disso é a Artline, empresa de móveis corporativos.  “A boa postura no ambiente de trabalho é uma das preocupações da Artline no desenvolvimento de nossos móveis. Quando lançamos um novo produto no mercado, temos o compromisso de desenvolvê-lo em parceria com competentes profissionais que levem em consideração não apenas o design, mas também o conforto e ergonomia, e essa filosofia tem dado certo, prova disso são nossas diversas linhas de móveis para escritório certificadas pela ABNT”, comentou Luiz Cechinel, diretor presidente da Artline, lembrando que todos os móveis fabricados pela empresa passam por estudo e adequação ergonômica.
O custo individual é minimizado através da ergonomia, que remove aspectos do trabalho, que a longo prazo, possam provocar ineficiências ou os mais variados tipos de incapacidades físicas. 
Ginástica  laboral
Os exercícios de alongamento são vistos como uma extensão da ergonomia e sempre são bons para diminuir a tensão da musculatura e para o relaxamento. “Geralmente, sugerimos a ginástica laboral que vai trazer como benefício para o colaborador, um benefício do seu próprio corpo, vai trazer momentos de descontração e até mesmo melhorar a interação naquela equipe e ele vai aprender a importância do exercício”, observa a educadora física Tauana Cândido.
A Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho. A Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração. “O objetivo da ginástica laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que trabalham a reeducação postural, aliviam o estresse, diminuam o sedentarismo; aumentam o ânimo para o trabalho; promovam a saúde e uma maior consciência corporal além de outros benefícios para o empregador e para o funcionário”, lembra Tauana.