
Conforto e Ergonomia no Ambiente de Trabalho são Sinônimos de Produtividade
Estudos afirmam que grandes organizações estão preocupadas com a ergonomia em seus postos de trabalho. A ergonomia promove bem estar, conforto e segurança, proporcionando nas pessoas maior prazer na realização das atividades profissionais, que resulta em uma maior produtividade para as organizações. A escolha correta dos móveis de uma empresa é tão importante quanto a de um bom profissional. Um mobiliário inadequado pode provocar pequenos incômodos musculares e até mesmo sérios problemas de saúde ao usuário, consequentemente, afetando a qualidade do trabalho e a produtividade da empresa.
Para evitar erros na hora de escolher os móveis para escritório, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro passo é escolher o ambiente, medir o tamanho do espaço disponível e analisar quantas pessoas ocuparão o local, além do nível hierárquico de cada uma e as atividades que serão desempenhadas. A partir dessa informação é possível analisar a melhor maneira de organizar o espaço e determinar os seguintes pontos: Quantas mesas serão colocadas; quantos computadores, pontos de internet ou telefone; quantas pessoas irão atender clientes para determinar a quantidade e disposição de cadeiras, além de verificar se o ambiente terá sala de espera para mobiliar com sofás.
Para realizar a compra do mobiliário, o ideal é dar preferência a produtos que possuam certificações relacionadas à ergonomia e qualidade como ABNT e ISO9001. É preciso escolher cores e acabamentos que combinem com o ambiente e com a empresa; analisar o prazo de garantia, de entrega e se atenderá todas as necessidades. Um grande diferencial a ser analisado com rigor é o cuidado da empresa com o meio ambiente. É importante pesquisar sobre as ações sustentáveis realizadas pela indústria em prol do desenvolvimento sustentável, pois atualmente as empresas tem sua reputação diretamente associadas às escolhas que fazem de fornecedores e produtos.
Um exemplo disso é a Artline, empresa de móveis corporativos que desenvolve produtos dentro de normas ergonômicas. ‘Grande parte do dia das pessoas hoje é investido em seus locais de trabalho. As pessoas passam várias horas executando suas atividades profissionais, e fazer isso em um mobiliário inadequado resulta em pequenas dores ao final do dia, e em muitas vezes, algumas doenças ocupacionais após um longo período de desconforto. Nós trabalhamos para que essa realidade não seja mais comum. Na Artline, desenvolvemos um mobiliário corporativo dentro das normas ABNT e NR17 visando conforto e qualidade de vida para nossos clientes'. Destaca o gerente de engenharia da Artline Rogério Melo.
A indústria de móveis para escritório que comemora em 2014 seus 25 anos de existência oferece ao mercado mesas, armários, gaveteiros e cadeiras para escritório que visam o bem-estar dos clientes. ‘Os produtos Artline disponíveis no mercado foram desenvolvidos por uma competente e preparada equipe de arquitetos e engenheiros especializados e focados em ambientes corporativos. Produtos que levam em consideração não apenas o design, mas também o conforto e ergonomia, e essa filosofia tem dado certo, prova disso são nossas diversas linhas de móveis para escritório certificadas pela ABNT', completa Melo.