
SEFAZ - Secretaria de Estado da Fazenda - Sergipe
O prédio da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ - foi construído em 1983 e desde então sedia essa entidade de arrecadação fiscal no Estado de Sergipe. Localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, em Aracaju, o prédio foi um dos pioneiros na região, hoje tomada por diversos órgãos públicos federais e estaduais. Atualmente a SEFAZ possui um quadro composto por quase 2 mil colaboradores, entre efetivos e terceirizados, distribuídos entre as diversas Unidades dessa Secretaria.
No ano de 2009, o órgão passou por algumas reformas, objetivando uma maior funcionalidade dos seus serviços e conforto dos seus funcionários, que conviviam em ambientes contra-producentes, com mobiliário confeccionado na própria marcenaria da SEFAZ, produzidos à base de divisórias navais, com histórico freqüente de pequenos acidentes como cortes e machucados, devido ao seu acabamento lateral pontiagudo. Depois de alguns estudos no local, observou-se a inadequação do projeto e a necessidade imperiosa de sua remodelagem. A engenheira Denise Costa trabalhou, lado a lado, com o Sr. Almerindo Rehem, Gerente de Tecnologia da Informação da SEFAZ, idealizador da obra, buscando atender as necessidades do serviço.
A utilização da linha Artfit Horizon da Artline foi o grande diferencial desse projeto. Os pranchões viabilizam a integração de vários funcionários dispostos frontalmente, aproveitando uma calha elétrica central, o que, além de esteticamente positivo, diminui o risco de acidentes. O projeto da reforma foi desenvolvido a partir do trabalho conjunto de funcionários da empresa de mobiliários ARTLINE, que colocou à disposição da SEFAZ o seu setor de Engenharia e Projetos, e de servidores da sub-gerência de infra-estrutura do órgão, que criaram o projeto a partir do layout original do prédio.
A reforma repercutiu positivamente na qualidade dos serviços e na satisfação dos servidores, que tiveram um ganho no conforto, funcionalidade e comunicação, sem falar no benefício visual de trabalhar em um ambiente esteticamente correto. Também acabaram as reclamações de falta de infra-estrutura, desordem e de pequenos acidentes no ambiente de trabalho. “Antes da reforma, os funcionários tinham o hábito de lanchar sobre as mesas, acumulando lixo e papéis. Com as modificações, percebeu-se uma nova postura desses mesmos servidores, agora preocupados em preservar a ordem e a beleza do novo ambiente de trabalho, evitando danificá-lo.” Denise Costa.
Em razão desse sucesso, foi constatada a necessidade de se dar continuidade às obras, expandindo o projeto para outras unidades do órgão. Essa nova fase conta também com a colaboração de um profissional da arquitetura, através do qual se busca empreender um tom mais humanístico às estruturas da SEFAZ, através de recursos como som, luz e decoração.