
Museu da Gente Sergipana - Sergipe
O Instituto Banese é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 19 de janeiro de 2009 pelo Banco do Estado de Sergipe - BANESE. Tem como objetivo promover e gerir ações de cultura e responsabilidade socioambiental. O projeto âncora do Instituto BANESE é o Museu da Gente Sergipana, localizado na Av. Ivo do Prado, 398, em Aracaju. O Instituto foi reconhecido como Utilidade Pública Municipal através da Lei nº 4.044 de 03 de junho de 2011. O Instituto foi criado para promover as ações de cultura e responsabilidade social vinculadas ao BANESE. Tem atuado como agente de apoio a diversas organizações do terceiro setor e com significativos projetos culturais nos mais diversos âmbitos.
O Museu da Gente Sergipana é um espaço cultural, por meio do qual o Instituto BANESE pretende valorizar a identidade sergipana, através de imagens, sons e signos representativos. É um Museu voltado para o registro e fomento da produção cultural do estado. Para sediar o Museu, o BANESE optou por restaurar um dos principais monumentos arquitetônicos do Estado de Sergipe, o prédio do Antigo Atheneuzinho, localizado na Avenida Ivo do Prado.
A Ágora Arquitetos Associados escolheu o mobiliário Artline para compor a parte administrativa do Museu pelo referencial de qualidade dos produtos da empresa. Ao todo foram feitos 09 ambientes, sendo eles setores administrativos e laboratórios de informática, todos usando os móveis da Linha Fit com tampo reto, para um melhor aproveitamento dos espaços. Todos os móveis foram na cor argila, o que proporcionou bastante neutralidade e leveza aos espaços, permitindo que a decoração pudesse ser explorada, sem que houvesse excesso de informações. Usando como conceito chave a cultura do estado de Sergipe, cada item decorativo possui um significado especial que nos remete à história do Estado. "O mobiliário da Artline possui excelente acabamento e notória preocupação com a ergonomia. Foram estes os aspectos que balizaram a nossa especificação" afirmam os profissionais da Ágora.
"Os setores do Instituto BANESE que possuem o mobiliário da Artline atendem perfeitamente às necessidades de uso, além de conferir conforto e plasticidade aos ambientes" complementa Ézio Déda, superintendente do Instituto BANESE.